A cidade de Évora vai ser o palco do segundo Congresso Nacional de Turismo de Culinária. PROVAR (Programa para Revitalizar Origens, Valorizar e Apreciar Regiões) será o tema deste ano e terá como objectivo mostrar a importância de uma maior e melhor qualificação/formação de profissionais, despertando o interesse para a mesma. As abordagens, intervenções e debate serão de grande relevância para todos os que pretendam trabalhar na valorização dos seus produtos e serviços e deste modo, torna-los alvos da atenção de turistas. Será um evento de partilha de conhecimento para melhor ajustar e conciliar o sector produtivo, agrícola e agro-alimentar, com o sector turístico. No evento serão, ainda, apresentados diferentes programas de formação e formação-ação que para além da sua componente teórica terão a aplicabilidade directa nos negócios, através de consultoria.
De forma geral, pretende-se sensibilizar produtores, agrupamentos de produtores e outros profissionais ligados aos sectores turístico, agrícola e agro-alimentar para a necessidade de uma maior dinamização e competitividade dos negócios por via de uma eficaz e eficiente associação de actividades. Ajustar e conciliar o sector produtivo e turístico é fundamental para nos diferenciarmos enquanto destino turístico.
Como resultado, pretendemos contribuir para potenciar a competitividade dos pequenos produtores do setor agrícola e agro-alimentar, bem como de negócios e actividades turísticas; promover a criação de novas empresas/negócios; difundir e estimular a procura por produtos tradicionais portugueses; valorizar experiências turísticas; promover a cooperação e o associativismo e, sobretudo, promover a sensibilização para o aproveitamento do turismo de culinária como modo alternativo de promoção de distribuição dos produtos típicos locais.
O primeiro dia do evento inicia-se com uma abordagem para sensibilização da importância do produto local para criação de negócio, a sua associação ao turismo e a necessária criação de valor. Uma temática que contará com a intervenção do Presidente da ERTAR – Ceia da Silva, que falará sobre os roteiros eno-gastronómicos na região. Também o turismo de pescado e temáticas ligadas ao mesmo serão alvo de abordagem. Outro tema de discussão serão os “Circuitos Curtos”, o seu valor para a hotelaria, restauração e comércio local. Estará presente José Manuel Esteves, diretor geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), uma intervenção internacional para apresentar um estudo de caso e Udo Bachmeier da Portugal4every1, que falará do novo regulamento sobre informação obrigatória de valores nutritivos. A Finalizar a Eng.a Ana Soeiro fará uma intervenção sobre a Secção OriGin Portugal na defesa dos produtores e produtos IG e o jovem estudante, da EHTC, João Lima, leva a viajar pela cozinha portuguesa, por mais de 2500km, partilhando o registo de mais de 100 receitas, feito junto de pessoas singulares, o caderno conseguido de ervas aromática e outro de sementes. O remate final será a viagem posta à prova pelas suas próprias mãos.
O segundo dia inicia-se com uma abordagem para o empreendorismo, conceptualização e operacionalização e começará com a intervenção do Presidente do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) que falará sobre a importância da formação para empreender, para gerar novas ideias de negócio e criar emprego. A sessão de trabalho continua com a apresentação de alguns programas de formação aplicada para o sector agro-industrial – o projecto AgriTrainning – e ao sector turístico, respectivamente, pelos professores Pedro Dinis da UBI e Jaime Serra da Universidade de Évora. A fechar os trabalhos, uma abordagem operacional para mostrar o que se faz para “Revitalizar Origens para Valorizar e Apreciar Regiões”. Como oradores participarão Filipa Valente, André Apolinário e Sandra Tavares Apolinário, responsáveis pela criação de Food Tours; João Monge Ferreira, criador de experiências gastronómicas singulares (jantares secretos) e Victor Oliveira, mestre cortador de presunto que ensina toda a sua arte.
O último dia do Congresso é dedicado ao público em geral que poderá assistir a experiências gastronómicas e Exposições.