APTECE recorda Arte Xávega e promove peixe do litoral de Portugal
Oito chefs nacionais e internacionais recuperam tradição antiga de uma pesca artesanal (Arte Xávega) com o auxílio de juntas de bois e pescadores vestidos a rigor, no próximo dia 1 de julho, na Praia da Vagueira, em Aveiro.
Com o objetivo de promover o peixe do litoral português e recuperar a tradição da Arte Xávega que remonta ao século XIX, a Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) organiza em conjunto com a GestiCook, a terceira edição dos “Chefs à Pesca” no dia 1 de julho, pelas 9h30, na Praia da Vagueira, localizada no distrito de Aveiro.
O evento conta com a participação do chef anfitrião Luís Barradas, que juntamente com outros 7 chefs convidados – Arnaldo Azevedo, Craig Grozier, Daniel Cardoso, Joe Best, Luca Bordino, Tiago Emanuel Santos e Renato Cunha, vão preparar no areal da praia diversos tipos de carvão para assar o peixe que pescaram previamente.
Esta iniciativa pretende recriar a tradição antiga de uma pesca artesanal, denominada Arte Xávega, que foi recentemente reconhecida como Património Cultural Imaterial de Portugal, pelo seu valor cultural, económico e turístico. Desta forma, vai ser possível observar a recolha de peixe “à moda antiga”, com o auxílio de juntas de bois e pescadores vestidos como antigamente.
O evento será ainda o mote para a o balanço do projeto Portugal Figura de Proa, da APTECE, que assim encerra um capitulo da promoção da Rota do Peixe Português, iniciativa que levou pelo mundo várias ações de promoção da gastronomia portuguesa, através do nosso peixe, cada vez valorizada e promovida junto de quem pretender presenciar uma experiência enriquecedora, totalmente diferente do comum.