18 de julho de 2016: pelo 3º ano consecutivo a APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia pretende distinguir o município que apresente o melhor programa de atividades integrado, com clara orientação para o mercado e para a valorização do seu património gastronómico local. 

Cada lugar tem algo único, que pode e deve ser distinguido para maior e melhor reconhecimento de todos. Sabendo-o, a APTECE, também sucessivamente reconhecida e distinguida no campo na culinária e gastronomia, tem vindo a reconhecer e distinguir quem melhor contribui para a valorização da gastronomia, através da iniciativa “Terra de Culinária do Ano”.

Até 15 de Setembro de 2016 os municípios com um plano de atividades concertado com agentes locais – autarquias, confrarias, restaurantes, hotéis, produtores e agentes de promoção cultural e entretenimento, podem apresentar a sua candidatura a “Terra de Culinária 2017”. Estas serão avaliadas por um júri composto por elementos da organização – APTECE, Turismo de Portugal, DGARD – Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e dois convidados do campo da gastronomia.

A Comunicação do projeto vencedor será feita durante o 3º Congresso Nacional de Turismo de Culinária, este ano, a ter lugar em Oliveira de Azeméis, entre 7 e 9 de outubro.

Nos dois anos anteriores os municípios distinguidos foram Oliveira de Azeméis e Monchique, respetivamente, tendo cada um vindo a mostrar, ao longo do ano em que exibem a distinção Terra de Culinária, uma evidente dinâmica de promoção e preservação da sua gastronomia e produtos locais, por via de um esforço integrado e cooperação entre os vários agentes económicos, de promoção turística e cultural locais. Os resultados tem sido evidentes, na atração de visitantes nacionais e estrangeiros e, consequentemente, na dinamização da economia regional.

Com o aumento do número de municípios a apresentar candidaturas de ano para ano, a APTECE está convicta da importância deste tipo de reconhecimento e distinção, como sendo uma forma de potenciais valor à promoção das iniciativas locais destinadas ao mercado nacional e internacional, incentivo ao turismo e estimulo à melhoria da relação do mundo rural e da produção típica local numa oferta integrada local.

Ao desenvolver este tipo de iniciativas, a APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia afirma o Património Gastronómico Regional como produto turístico, estratégico e competitivo de cada região que promove a cooperação entre os vários agentes locais com um fim comum.

Para mais informações sobre a APTECE consulte: www.terradeculinaria.pt ou www.portugal-aptece.com

Veja aqui:

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*